Empreendimento terá mais de 50% de área preservada, certificação ambiental AQUA-HQE, preservação de um casarão histórico, além de itens exclusivos de lazer e convivência
A Helbor Empreendimentos S.A. e a Alden Desenvolvimento Imobiliário trazem para Mogi das Cruzes um empreendimento inovador, comprometido com o desenvolvimento sustentável da cidade e que reúne vários diferenciais. O primeiro deles é, sem dúvida, a proximidade com a Serra do Itapeti, um dos cartões-postais da cidade. O segundo é o compromisso com o meio ambiente e o respeito pelos aspectos históricos do local. Isso tudo, sem contar os inúmeros espaços de lazer e convivência, que compõem todo o empreendimento.
O Fazenda Itapety, localizado na área da antiga Fazenda Rodeio, contará com cerca de 1,4 milhão de m² de área total, sendo que apenas 27% serão destinados aos lotes residenciais. O restante corresponde a áreas livres, sendo que mais de 50% desse terreno é formado por áreas de preservação ambiental.
Os lotes do Fazenda Itapety contam com metragens a partir de 420 m² e amplas áreas de lazer. As obras no local já começaram, com previsão de entrega para 2025. Haverá ainda algumas características bem marcantes, como a preservação de um lago no entorno do terreno e a preservação do Casarão da Fazenda – uma antiga e simbólica construção, que faz parte da história de Mogi.
Lançamento
“O Fazenda Itapety trouxe uma proposta inovadora em Mogi das Cruzes, com metragens diferenciadas das que são ofertadas em loteamentos fechados, em uma localização que é privilegiada: ao ‘pé’ da Serra do Itapeti, um patrimônio natural e histórico para a região do Alto Tietê”, destaca Marcelo Bonanata, diretor Comercial da Helbor.
Segundo ele, o projeto foi tão bem absorvido que, em apenas quinze dias da data do lançamento, todos os lotes da primeira fase foram vendidos. “Estamos muito felizes com esse resultado. Com certeza está entre os nossos lançamentos mais significativos no Estado de São Paulo”, diz.
Arquitetura e itens de lazer
Com arquitetura contemporânea, o empreendimento une atualidade, com regionalismo e toda a beleza da natureza local, atraindo vários perfis de compradores – seja com o olhar voltado ao investimento, seja buscando qualidade de vida para viver e morar.
O Fazenda Itapety terá portaria com porte-cochère (acesso para embarque e desembarque), salões de festa adulto e infantil, espaços para atividades ao ar livre com o privilégio de contemplar a Serra, e que incluem espaço para correr, pedalar e brincar. O complexo incluiu ainda conjunto aquático com prainha, piscina coberta com raia de 25 metros, toboágua, playground aquático, pool house, fitness, deck com vista para o lago, mirante para o pôr do sol, quadras de areia, pet place, entre outras atrações.
Na parte de infraestrutura e serviços, oferece segurança 24 horas e rede elétrica subterrânea – que traz vários benefícios para o empreendimento, como mais segurança e confiabilidade, com menos chances de interrupção ou queda de energia, além de ter maior vida útil, exigir menos manutenções e garantir uma paisagem mais limpa e natural para o ambiente.
“Esse é um projeto muito especial, que veio sendo planejado ao longo de muitos anos. Realmente, Mogi é uma cidade muito privilegiada, por sua localização e por ter esse espaço, o que possibilita um loteamento como esse. Nós, da Helbor, temos um carinho muito especial pela cidade. Por isso, buscamos trazer para cá empreendimentos inovadores”, ressalta Fabiana Lex, diretora de Marketing da Helbor.
Os projetos do Fazenda Itapety são de Wilson Marchi (arquitetura), Benedito Abbud (paisagismo), Aflalo Gasperini (urbanismo) e Sandra Pini (arquitetura de interiores).
Certificação ambiental
A certificação internacional AQUA-HQE é outro diferencial, atestando a alta qualidade ambiental do empreendimento. Seguindo princípios franceses da Démarche HQE™ e referenciais técnicos desenvolvidos e aplicados pela Fundação Vanzolini, o projeto valoriza e respeita a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil.
Também fazem parte das ações envolvendo o empreendimento: a preservação dos corredores ecológicos; a preservação das águas superficiais, especialmente do Ribeirão Botujuru; o Parque Linear do Ribeirão Botujuru, com projeto de ser aberto ao público; e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Botujuru – que é gerenciada pelo Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos fundada em 1999 e mantida pela Suzano Holding.
Visão geral
A área total da Fazenda Rodeio, que faz parte do Projeto Reserva da Serra do Itapety, soma mais de 10 milhões de m², desse total, cerca de 5 milhões de m² de Mata Atlântica estão sendo preservadas de forma perpétua por meio da RPPN Botujuru. O restante será destinado ao desenvolvimento imobiliário, em 13 etapas, que – neste momento – se concentra apenas na área onde estão os lotes residenciais, muito embora obras para setores comercial e empresarial estejam em andamento.
O empreendimento já gerou cerca de R$ 60 milhões em obras públicas para o município de Mogi das Cruzes, que representam melhorias e desenvolvimento, incluindo construção de viaduto, alargamento de vias, estação de tratamento de esgoto, parque linear aberto ao público e áreas públicas, entre outras contrapartidas.
O foco principal de todo o projeto é o planejamento ordenado e sustentável, que será uma referência para a cidade nas próximas décadas. Não por acaso, o empreendimento começou a ser planejado há 15 anos.
A Alden foi criada em 31 de março de 2011, unindo a experiência e tradição de suas sócias: a IPLF Holding, empresa sob controle comum da Suzano Holding, e a Helbor Empreendimentos S.A, empresa que é referência no mercado imobiliário nacional.
Onde conhecer
A maquete do Fazenda Itapety está em exposição no showroom localizado à Avenida Benedicto Laporte Vieira da Motta, 156, no bairro Mogilar, em Mogi das Cruzes.